Conflitos interpessoais fazem parte da experiência humana. Eles podem surgir em qualquer contexto, seja na família como discussões onde ninguém se ouve, no trabalho através de amigos ou chefes que sempre tentam “puxar o tapete”, nas amizades que são falsas, egoístas ou em relacionamentos amorosos que nunca dão certo. Muitas vezes, esses conflitos parecem se repetir num ciclo interminável que você não consegue sair dele, como se fossem padrões difíceis de romper. É aqui que a Constelação Familiar Sistêmica pode oferecer uma solução profunda e transformadora.
Na visão sistêmica, todos nós estamos conectados por laços invisíveis, especialmente em nossos sistemas familiares. Esses laços carregam as histórias, os traumas e as dinâmicas de gerações anteriores, que podem influenciar diretamente nossos comportamentos, escolhas e relacionamentos.
Três princípios fundamentais regem os sistemas familiares, segundo Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar:
Esses princípios não apenas explicam o que pode estar em desequilíbrio, mas também ajudam a identificar como certos conflitos interpessoais são, na verdade, manifestações de dinâmicas familiares inconscientes, que estão em desordem.
A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que busca trazer à luz essas dinâmicas ocultas. Ela utiliza representações simbólicas (seja com pessoas, objetos ou visualizações) para explorar o campo morfogenético de quem está sendo constelado. Durante uma sessão, o constelador facilita o processo para que o cliente perceba as influências que estão atuando em seus relacionamentos.
Por exemplo, em um conflito entre irmãos, a constelação pode revelar que um dos irmãos está assumindo inconscientemente um papel que não lhe pertence, como o de “pai” ou “mãe”. Ou ainda, que a rivalidade entre eles reflete um padrão herdado de gerações passadas. Quando essas dinâmicas se tornam visíveis, é possível ressignificar as relações, trazendo clareza e novas possibilidades de convivência.
A constelação pode ser realizada de forma presencial ou online, em grupo ou individualmente. Nas sessões em grupo, participantes voluntários representam os membros do sistema do cliente, enquanto no formato individual utilizam-se ferramentas como bonecos ou figuras.
Durante a sessão, o constelador guia o processo com empatia e neutralidade, criando um espaço seguro para que o cliente observe seu sistema de forma ampla. Não é necessário que o cliente saiba toda a história de sua família, pois o campo sistêmico traz à tona as informações relevantes para o momento.
A transformação gerada pela constelação vai além da percepção consciente. Ao honrar as dinâmicas familiares e encontrar um novo lugar dentro do sistema, o cliente experimenta mudanças que se refletem em seus relacionamentos e na maneira como lida com conflitos interpessoais.
Se você deseja compreender melhor suas relações e resolver conflitos que parecem persistir, a Constelação Familiar pode ser o caminho para desbloquear novas possibilidades e criar conexões mais saudáveis e autênticas.
Sônia Hentringer
Formada em Finanças, aos 37 anos decidiu seguir sua paixão pelo autoconhecimento e pela transformação humana, iniciando a formação em Psicologia.
Como Psicóloga, aprofundou os estudos na área de Psicossomática, Psicologia Junguiana com especialização no Jogo de Areia.
Na área da Constelação Familiar, se especializou na metodologia tradicional de Bert Hellinger, além de Constelação Xamânica, Empresarial e Gemelar, participando também de seminários e workshops com referências renomadas como Sophie Hellinger, Brigitte Champetier, Renato Bertate, entre outros.
Professora desde 2021, consolidou a Sabedoria Sistêmica como um caminho de vida e como um propósito para auxiliar no processo evolutivo humano. Quer conhecer mais a Sonia? Clica Aqui